_Créditos das imagens: ChatGPT_
### LeetCode :: **Resolvendo o Desafio "Palindrome Number" do LeetCode com XBase e TLPP**
No mundo da programação, os desafios do LeetCode são uma excelente maneira de aprimorar nossas habilidades de codificação.
Um desses é o desafio [**Palindrome Number** (Número Palíndromo)](https://leetcode.com/problems/palindrome-number/description/).
Neste artigo, vamos explorar como resolvemos esse desafio utilizando XBase e TLPP (linguagens que possuem um poderoso conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de soluções rápidas e eficientes).
#### Descrição do Desafio
O problema **Palindrome Number** exige que verifiquemos se um número inteiro é um palíndromo. Ou seja, o número deve ser lido da mesma forma de trás para frente como é lido da frente para trás. Exemplos de números palíndromos incluem: 121, 12321, etc. Já números como 123, 10, e -121 não são palíndromos, pois sua leitura invertida não é igual ao número original.
A ideia é criar uma função que receba um número inteiro e retorne `true` se ele for um palíndromo, e `false` caso contrário.
#### Soluções Implementadas
Foram implementadas duas soluções para este desafio, utilizando a linguagem **XBase** (ou Harbour, que é uma implementação moderna do xBase). Vamos explorar ambas as soluções.
##### Primeira Implementação
[palindrome_number.9.1.prg](https://github.com/naldodj/naldodj-xbase-leetcode-solutions/blob/main/src/hb/009/palindrome_number.9.1.prg)
A primeira implementação segue uma abordagem simples e direta. O algoritmo converte o número em uma string e compara os caracteres da string de frente para trás com os da string invertida. Caso as duas strings sejam iguais, o número é considerado um palíndromo. Caso contrário, não é.
##### Segunda Implementação
[palindrome_number.9.2.prg](https://github.com/naldodj/naldodj-xbase-leetcode-solutions/blob/main/src/hb/009/palindrome_number.9.2.prg)
A segunda implementação adota uma abordagem sem a necessidade de converter o número para uma string, o que pode ser mais eficiente para grandes números, pois evita a sobrecarga de conversões de tipo. Ela utiliza operações matemáticas para reverter a segunda metade do número e compara essa metade com a primeira metade.
#### Comparação entre as Abordagens
- **Solução 1 (com string)**: Simples e fácil de entender, mas requer a conversão de número para string e a manipulação dessas strings, o que pode ser menos eficiente para números muito grandes.
- **Solução 2 (sem string)**: Mais eficiente em termos de memória e processamento, especialmente para números grandes, já que trabalha diretamente com os valores numéricos.
#### Conclusão
Ambas as abordagens são válidas, dependendo das necessidades do problema em questão. A primeira solução é mais intuitiva e fácil de implementar, sendo ideal para números menores ou quando a clareza do código é uma prioridade. A segunda solução, por outro lado, é mais eficiente e escalável, sendo uma boa escolha para números grandes ou quando a performance é crítica.
Espero que este artigo tenha ajudado a entender como abordar o problema de um número palíndromo de maneira eficiente. As soluções apresentadas aqui mostram como podemos usar XBase/Harbour para resolver problemas de forma simples e eficiente. Se você tiver algum comentário ou sugestão, não hesite em compartilhar nos comentários abaixo!
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##### Implementação em TLPP
[palindrome_number.9.1.tlpp](https://github.com/naldodj/naldodj-xbase-leetcode-solutions/blob/main/src/tlpp/009/palindrome_number.9.1.tlpp)
[palindrome_number.9.2.tlpp](https://github.com/naldodj/naldodj-xbase-leetcode-solutions/blob/main/src/tlpp/009/palindrome_number.9.2.tlpp)
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#### Hashtags:
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