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BlackTDN :: ✨ **Os Bastidores da Criação de Agentes Inteligentes: Complexidade, Recursos de Software e Hardware** ✨

_Créditos das imagens: ChatGPT ✨ **Os Bastidores da Criação de Agentes Inteligentes: Complexidade, Recursos de Software e Hardware** ✨ A inteligência artificial é hoje o coração de muitas inovações, seja em assistentes de voz, chatbots, sistemas de recomendação ou automação industrial. Mas, afinal, o que está por trás da implementação de um bom agente de IA? A partir de uma análise do projeto open source [naldodj-hb-ai-agents](https://github.com/naldodj/naldodj-hb-ai-agents), que engloba diversos exemplos de agentes escritos na linguagem Harbour, vamos explorar as camadas de complexidade e os requisitos necessários para construir soluções eficientes com IA. --- ## 🔄 Muito além do modelo: o ecossistema de um agente de IA Para quem imagina que basta conectar um grande modelo de linguagem (LLM) a uma interface e pronto, a verdade é outra. Um agente inteligente robusto requer a integração de múltiplas camadas de software e suporte a hardware adequado, além de estruturas para testes, ...

BlackTDN :: Harbour Source e GIF animada no Protheus

tom&jerry P.Chornyj criou a função LoadGIF para uso no Harbour MiniGui e, este que vos escreve, adaptou-a para uso no Protheus. Com ela é possível executar a animação de arquivo GIF no Protheus.

Apesar de funcional torna-se limitada pelo intervalo permitido pela TTimer.  O código em si é bem simples. A função LoadGIF separa os Frames animados do arquivo GIF em pequenos arquivos GIF e, para animá-los, utilizo a classe TTimer do Protheus. Infelizmente não consegui controlar o intervalo e velocidade de atualização dos Frames. Se alguém tiver uma idéia de como fazê-lo ficarei feliz em aprender.

Os arquivos de exemplo poderão ser baixados ao clicar aqui ou aqui se deseja atualizar o seu projeto svn a partir dos templates.

Compile o projeto H_GIF89.prj e execute a função de exemplo U_GIF89Ex a partir da tela de entrada do sistema.

Totvs Protheus Parâmetros Iniciais

Escolha o diretório com os arquivos GIF a animar

Seleção de Diretório com arquivos GIF

E observe a animação:

 Tom & Jerry animação 1 Tom & Jerry animação 2 Tom & Jerry animação 3 Tom & Jerry animação 4 Tom & Jerry animação 5

Uma versão alternativa com controle da velocidade de animação poderá ser verificada em U_GIF89FA.prg. Execute U_GIF89ExFA e veja a animação. Nesse novo exemplo o controle da animação se dá pelas constantes:

#DEFINE ANIMATE_DELAY    5
#DEFINE ANIMATE_SLEEP    100

Execute U_GIF89ExFA e observe a diferença em relação ao primeiro exemplo.

Totvs Protheus Parâmetros Iniciais

Escolha o diretório com os arquivos GIF a animar

Seleção de Diretório com arquivos GIF

e verifique a nova animação

Tom & Jerry animação 1 Tom & Jerry animação 2 Tom & Jerry animação 3 Tom & Jerry animação 4 Tom & Jerry animação 5

[]s

иαldσ dj

Comentários

  1. Gostaria de executar um video dentro do protheus, alguem ja fez? existe alguma função?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anonimo,

    tem-se este objeto, apesar de curioso ainda nao testei para ver o funcionamento.

    Try it.
    http://tdn.totvs.com/display/tec/tMediaPlayer

    []'s
    OBona,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este componente está disponível em versões superiores à 120420A.

      PS.: vale lembrar que a palavra "importante" não leva acento: O pessoal do TDN tomou a liberdade de acentuar a palavra ("Importânte: Este componente está disponível em versões superiores à 120420A.").

      http://www.dicio.com.br/importante/
      http://pt.wiktionary.org/wiki/importante

      Excluir

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