Um professor de economia uma vez me disse que, no Brasil, para alavancar as vendas de pastas de dentes (mais conhecidas como creme dental) alguém teve a brilhante idéia de aumentar o diâmetro de saída do tubo. Esse “insignificante” aumento no diâmetro fez com que o consumidor (desavisado), inconscientemente, aumentasse o consumo e, consequentemente, as vendas desse produto. Outra técnica, buscando minimizar o custo de produção, foi trocar o antigo tubo de alumínio (caro e difícil de apertar) por um tubo de plástico (mais barato, flexível e fácil de apertar).
Conheço alguém que teve uma idéia tão brilhante quanto: Cobrar as suas Ordens de Serviço por “1/4 de Hora”.
O sistema de OS não permitia apontar, por exemplo das 8:06 as 18:40; nesse caso a hora apontada deveria ser: das 08:00 as 18:45. Tendo um ganho, aparentemente insignificante, de 6 minutos na entrada e 5 minutos na saída; num total de 11 minutos dia. Isso, de fato é insignificante em se considerando uma única OS. Mas, se levarmos em conta que a Hora da OS custa, aproximadamente, R$ 120,00 (cento e vinte reais) o aumento no faturamento referente a esses 11 minutos seriam de:
( ( (11/60)*100)*(120/100)) = ((0,18333333333333333333333333333333*100) *1.2) = (18,333333333333333333333333333333*1.2) = R$ 22,00 ou, resumidamente: (11*(120/60)) = (11*2) = R$ 22,00.
O que são R$ 22,00/dia. São apenas R$ 22,00 * 5 (dias) => R$ 110/semana * 4 (semanas) => R$ 440,00/mês * 12 (meses) => R$ 5.280,00/ano.
R$ 5.280,00/ano só isso? Se a empresa tiver um único analista sim. Mas multiplique o valor por aproximadamente 3000 (analistas) por 10 (anos) teremos:
((R$ 5.280,00*3000)*10) = (R$ 15.840.000*10) = R$ 158.400.000 (Cento e cinqüenta e oito milhões e quatrocentos mil Reais). Sem considerar: Hora Dobrada e Finais de Semana.
Se considerarmos que a empresa efetua a pratica a mais de 20 anos, podemos dobrar o valor, então teremos R$ 316.800.000,00 (Trezentos e dezesseis milhões e oitocentos mil Reais). Um número bom para apenas 11 minutos de “trabalho” diário. Excepcional!
Quero a minha parte (rs).
Post-scriptum: Os valores apresentados são apenas uma inferência tendendo a mais ou a menos.
[]s
иαldσ dj
...boa colocação!
ResponderExcluirPorem o fato é que... a GRANDE EMPRESA cobra um valor alto dos clientes, o cliente aceita pela falacia dos vendedores que vendem o tal 'know how', mas os clientes mal sabem que as empresas pequenas sao contratadas para assumir tarefas como 3º(os).
O cliente poderia gastar menos contratando empresas menores, cujo valor da OS eh de fato bem menor!
;)
...e fazer o dinheiro trabalhar para você!
ResponderExcluirFelizmente existem tambem analistas honestos e que tem noção disso e não "roubam" o cliente. Vale lembrar que as horas de prestação de serviço realizadas por franquias não são repassadas para a matriz (fica tudo na franquia), de forma que nem tudo que foi dito e calculado aqui nesse post realmente é real.
ResponderExcluir