Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: LeetCode (17) :: Comparando Implementações do Desafio "Letter Combinations of a Phone Number" em Harbour e TOTVS TLPP

_Créditos das imagens: ChatGPT_ # LeetCode (17) :: Comparando Implementações do Desafio "Letter Combinations of a Phone Number" em Harbour e TOTVS TLPP O desafio [**"Letter Combinations of a Phone Number"**](https://leetcode.com/problems/letter-combinations-of-a-phone-number/description/) (Combinações de Letras de um Número de Telefone) é um problema clássico de programação que envolve a geração de todas as combinações possíveis de letras que um número de telefone pode representar, com base no mapeamento tradicional dos teclados de telefone. Abaixo, comparamos duas implementações desse desafio: uma em **Harbour** e outra em **TOTVS TLPP** (TOTVS Language Plus Plus). ## O Desafio Dada uma string contendo dígitos de 2 a 9, retorne todas as combinações possíveis de letras que esses dígitos podem representar. O mapeamento dos dígitos para as letras é o mesmo dos teclados de telefone tradicionais: - 2: "abc" - 3: "def" - 4: "ghi" - 5: ...

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XXVIII”

LOCAL, PRIVATE:

Essas duas instruções declaram variáveis para uso subseqüente. Entretanto, existem diferenças importantes entre os tipos de variáveis que elas criam. PRIVATE declara variáveis visíveis na rotina na qual você as declara e também em qualquer rotina que você chame a partir do ponto da declaração.

User Function Test()

Private nI

U_Test1()

Return( NIL )

User Function Test1()
//aqui poderemos enxergar e fazer uso da variável nI criada em //U_Test()
Return( NIL )

A instrução LOCAL declara variáveis somente visíveis na rotina na qual foram declaradas; dessa forma:

User Function Test()

Local nI

U_Test1()

Return( NIL )

User Function Test1()
//aqui não poderemos enxergar e nem fazer uso da variável nI criada //em U_Test()
Return( NIL )

O problema com as Private:

As variáveis Private representam um dos maiores obstáculos para a criação de rotinas modulares e confiáveis. O principal problema é que elas não são privadas de modo algum e isto ocasiona sérios problemas. Por exemplo, examine o seguinte:

User Function Test()

Private nI := 0
Private aTest[10]

While ( ++nI <= 10 )
Test1()
//nI será sempre 4 aqui
End While

Return( NIL )


Static Function Test1()

nI := 0
While ( ++nI <= 3 )
aTest[ nI ] := nI
End While

Return( NIL )

No fragmento de código acima, a função Test1() usa uma variável nI para o controle do Loop, mas como a função Test(), sua chamadora, já possui uma variável nI, Test1() usa esta última. O resultado é que, no retorno a Test(), nI contém o valor 4, fazendo com que o programa fique em loop infinito. Uma solução para o problema seria declarar a variável nI como private em Test1(). Desta forma a variável nI criada em Test() será preservada no retorno de Test1(). A melhor solução, seria criar nI como Local, tanto em Test() como em Test1().

User Function Test()

Local nI := 0
Local aTest[10]

While ( ++nI <= 10 )
Test1( @aTest )
End While

Return( NIL )


Static Function Test1( aTest )

Local nI := 0

While ( ++nI <= 3 )
aTest[ nI ] := nI
End While

Return( NIL )

Obs.: Muito cuidado ao usar variáveis Private no Programa. Isso pode causar probemas muito difíceis de depurar. Use Variáveis Locais e abra mão da referência para obter retorno. Garanta que todas as Variáveis utilizadas no Programa tenham sido previamente declaradas.

Comentários

Postagens mais visitadas