Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: LeetCode :: Comparando Implementações Harbour e TLPP para o Desafio Longest Palindromic Substring

_Créditos das imagens: ChatGPT_ ### LeetCode :: Comparando Implementações Harbour e TLPP para o Desafio Longest Palindromic Substring Resolver o problema do [Longest Palindromic Substring](https://leetcode.com/problems/longest-palindromic-substring/description/) é um exercício clássico de programação, que desafia desenvolvedores a encontrar a maior substring palindrômica dentro de uma string. Recentemente, exploramos soluções tanto em Harbour quanto em TLPP (Total Language Protheus Programming). Neste artigo, comparamos as implementações nessas duas linguagens, destacando suas semelhanças, diferenças e funcionalidades específicas. #### Implementações em Harbour ##### Versão 5.1 Essa solução utiliza a técnica de expansão a partir do centro do palíndromo. Cada caractere ou par de caracteres consecutivos é considerado um possível "centro". O algoritmo expande em ambas as direções enquanto os caracteres forem iguais, retornando o maior palíndromo encontrado. ##### Versão 5....

Protheus IDE:: Compilação Condicional

Conforme prometi anteriormente, começarei a escrever à respeito de detalhes interessantes sobre o Protheus e que muita gente desconhece. Utilizarei como exemplo, desse e dos próximos artigos, o código fonte do game sudoku (outros, se necessário para o bom entendimento, poderão ser disponibilizados).

Hoje falarei sobre a compilação condicional no Protheus IDE e, de lambuja, mostrarei como se faz para adicionar a opção de "Compilação de Versão" ao "Totvs Development Studio" (nome bonitinho que inventaram na versão 10 para o nosso conhecidíssimo IDE).

Vamos ao que interessa. Como a maioria dos bons compiladores, o Protheus IDE possui o recurso de "Compilação Condicional" que nada mais é do que "diretivas/parâmetros" que são passadas ao pré-processador (sim, o Protheus tem um pré-processador) de forma a verificar se um determinado trecho do código irá fazer parte ou não, da compilação.

As diretivas de compilação condicional são semelhantes às do "clipper" e de outras linguagens no padrão xbase. As que são verificadas com mais freqüência, no Protheus, são aquelas relacionadas ao Tipo de Banco de Dados que será utilizado. Por exemplo:

#IFDEF TOP
//..Inclua esse trecho do código
#
ENDIF

Ou seja, o código entre #IFDEF#ENDIF só será, efetivamente compilado se a diretiva TOP estiver definida. No Protheus, a grande maioria das diretivas já estão embutidas no próprio IDE, que identifica qual o tipo de repositório em uso para defini-las.

As diretivas são interessantes e também são um ótimo recurso para o progamador Advpl que se bem utilizadas auxiliarão na depuração do código e/ou condicionarão a execução de um determinado trecho do programa de acordo com a sua definição ou não.

Por Exemplo, no programa u_sudoku.prg, em vários trechos do código existe a seguinte verificação:

#IFNDEF SODUKO_NO_CHANGE
//...
#
ENDIF

SODUKO_NO_CHANGE não é uma diretiva padrão do sistema mas uma definida pelo humilde programador que vos escreve. Ela foi usada para auxiliar-me a depurar o jogo. Ou seja, quando ela está definida, não é possível joga-lo efetivamente, apenas ver os valores de cada jogo.

Pergunta: Se SODUKO_NO_CHANGE não é uma diretiva do sistema, como Defini-la?

Existem duas formas, uma seria: #DEFINE SODUKO_NO_CHANGE e outra através de parâmetro do compilador /D ex.: /DSODUKO_NO_CHANGE. Na prática prefiro a segunda forma.

A imagem abaixo mostra como definir uma diretiva de compilação condicional do Protheus IDE.


A diretiva é definida na opção "Parâmetros".

As diretivas poderão ser verificadas como:

#IFDEF
//se for para testar se a
Diretiva está definida
#
ENDIF

ou

#IFNDEF

//pra verificar se a
Diretiva não está definida.
#
ENDIF


(Clique na imagem para amplia-la)

Observe que na imagem acima tem a opção "Compilar Versão" e que no seu Protheus IDE essa opção, provavelmente, não aparece. Para disponibiliza-la proceda da seguinte forma:

Feche o IDE, abra o arquivo totvsdevstudio.ini (para a versão 10 do Protheus IDE) ou, se estiver utilizando versão anterior do Protheus IDE (mp8,ap7,etc) o mp8ide.ini ou ap?ide.ini e inclua a seguinte chave:

[Version Generator Window]
Created=1
Left=0
Top=0
Height=159
Width=1272
Visible=1
Dock Host Site=DockSiteBottom
Dock Orientation=0
File
Name=

Salve o arquivo .ini e reabra o IDE. A aba "Compilar Versão" estará disponível. Mas para que serve essa configuração? Para a organização da forma de trabalho. Para que ter um único projeto (.prj) com todos as customizações, de todos os módulos, se podemos organizá-los por módulo (como no exemplo da imagem acima). E agora, já organizei os programas em seus respectivos projetos, como compilá-los todos de uma vez. É aí que entra essa opção. Selecione todos os projetos que deseja compilar e compile-os em uma só tacada. Essa opção permite gravar um "script" de compilação que possui a extensão .ver (de versão, acredito eu).

Comentários

Postagens mais visitadas