Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: LeetCode 23: Mesclando K Listas Ordenadas com Harbour/xBase e Reutilização de Código

_Créditos das imagens: ChatGPT **Título:** LeetCode 23: Mesclando K Listas Ordenadas com Harbour/xBase e Reutilização de Código **Introdução** Olá, entusiastas de Harbour/xBase e desafios de programação! Depois de explorarmos como mesclar duas listas ordenadas no [nosso post sobre o LeetCode 21](https://www.blacktdn.com.br/2025/03/blacktdn-leetcode-21-merge-two-sorted.html), vamos dar um passo adiante e enfrentar um problema um pouco mais complexo: o LeetCode 23 - Merge K Sorted Lists. Neste artigo, vamos desvendar uma implementação em Harbour/xBase para este desafio, demonstrando como podemos inteligentemente reutilizar a solução que já construímos para o problema 21. Veremos como a modularidade e a construção sobre soluções anteriores podem simplificar problemas mais complexos. **O Problema: LeetCode 23 - Merge K Sorted Lists** O desafio é o seguinte: dado um array (`aLists` em nossa implementação) contendo `k` listas encadeadas, onde cada lista já está ordenada em ordem cres...

Fractais

"Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana.

A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.

Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

O termo foi cunhado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Vários tipos de fractais foram originalmente estudados como objetos matemáticos." ( Wikipédia )

Alguns "links" interessantes para Fractais:

Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal

O Mundo dos Fractais:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/index.htm

Fractais Arte e Ciência:
http://www.insite.com.br/rodrigo/misc/fractal/

Teoria do Caos: Fractais
http://www.geocities.com/inthechaos/fract.htm

Comentários

Postagens mais visitadas