Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria

_Créditos da imagem: Gerada com auxílio do ChatGPT/Gemini_ **Domine AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria"** Você quer ser um programador proficiente em **AdvPL/TLPP**? Está em busca de cursos online, suporte via Skype ou Facebook? Que tal uma abordagem que realmente faça você **dominar** essas linguagens entendendo suas bases? Eu domino o AdvPL/TLPP porque **não estudo diretamente essa linguagen**. O segredo? Eu estudo **xBase**, a "linguagem pátria" que deu origem ao AdvPL/TLPP. Ao compreender a xBase, você adquire uma base sólida para dominar suas variações e derivados. E qual é a melhor e maior fonte de conhecimento xBase hoje? Sem dúvidas, é o projeto **(x)Harbour**. Este compilador e repositório oferece uma vasta coleção de exemplos e ferramentas que não só aprimoram suas habilidades, mas também ampliam sua compreensão do funcionamento interno da linguagem. Algumas sugestões práticas para iniciar sua jornada: - **Explore os exemplos no projet

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XVII”

Loops:

O Advpl oferece os loops FOR e WHILE. A instrução FOR executa instruções até o NEXT correspondente durante um determinado número de vezes. Devemos informar a quantidade de vezes a iterar, como em

Local nLoop
Local nLoops := 10

For nLoop := 1 To nLoops
...
...
Next nLoop

A inicialização da variável para controle do Loop deverá é feita na declaração For nLoop :=, o NEXT incrementa-a automaticamente e, se ele não tiver ultrapassado seu limite, o controle retornará para a primeira instrução dentro do loop. O valor do incremente é igual a 1, a menos que especificado de outra maneira com a opção STEP.

Local nLoop
Local nLoops := 100

For nLoop := 1 To nLoops Step 10

Next nLoop

ou

Local nLoop
Local nLoops := 0

For nLoop := 100 To nLoops Step –10

Next nLoop


Podemos usar os comandos EXIT e LOOP dentro do corpo do loop FOR. Exit encerra o Loop, transferindo o controle para a instrução depois do NEXT; o LOOP dá um salto para o início, reavaliando a condição.

Obs.: Use os dois comandos com cuidado; eles podem dificultar o entendimento e a manutenção dos loops.

O Loop for sempre reavalia a expressão limite a cada passagem. Por exemplo, em:

Local nLoop

For nLoop := 1 To RecCount()
...
Next nLoop

RecCount() será sempre reavaliada a cada passagem do Loop, o que é um desperdício. Atribua o valor retornado per RecCount() à uma variável para melhorar a performance, como em:

Local nLoop
Local nLoops := RecCount()

For nLoop := 1 To nLoops

Next nLoop

Já um Loop WHILE continua até que sua condição venha a ser falsa. A condição é avaliada primeiro, para que o loop não possa ser inserido de modo algum. A avaliação da condição será interrompida assim for conhecido o resultado.

Obs.: Apenas o necessário de uma condição é avaliado para se determinar o resultado.

Para executar o loop pelo menos uma vez, simulando as cláusulas REPEAT... UNTIL ou DO ... UNTIL de outras linguagens, poderemos escrever:

Local lContinue := .T.

While ( lContinue )
...

IF
lContinue := .F.
EndIF

End While

Estaremos, essencialmente, testando a condição ao final do loop.

Obs.: Não uso While .T. como uma condição de loop. É melhor colocar a condição de saída na instrução. Desta maneira, poderemos ver claramente o que o loop está tentando alcançar.

Comentários

Postagens mais visitadas