Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria

_Créditos da imagem: Gerada com auxílio do ChatGPT/Gemini_ **Domine AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria"** Você quer ser um programador proficiente em **AdvPL/TLPP**? Está em busca de cursos online, suporte via Skype ou Facebook? Que tal uma abordagem que realmente faça você **dominar** essas linguagens entendendo suas bases? Eu domino o AdvPL/TLPP porque **não estudo diretamente essa linguagen**. O segredo? Eu estudo **xBase**, a "linguagem pátria" que deu origem ao AdvPL/TLPP. Ao compreender a xBase, você adquire uma base sólida para dominar suas variações e derivados. E qual é a melhor e maior fonte de conhecimento xBase hoje? Sem dúvidas, é o projeto **(x)Harbour**. Este compilador e repositório oferece uma vasta coleção de exemplos e ferramentas que não só aprimoram suas habilidades, mas também ampliam sua compreensão do funcionamento interno da linguagem. Algumas sugestões práticas para iniciar sua jornada: - **Explore os exemplos no projet

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XXXII”

Parâmetros de Blocos de Codificação:

As barras verticais utilizadas na montagem do Bloco de Codificação são as delimitadoras das especificações dos parâmetros formais e o que caracteriza a Montagem de um bloco de código, se elas não forem utilizadas o sistema interpretará que o valor que está sendo atribuído à variável é um array e não um Bloco de Código. A definição e uso desses parâmetros é opcional mas as barras não.

Exemplo:

bVar := { | nVar1 , nVar2 | nVar1 + nVar2 }
nRetult := Eval( bVar , 10 , 20 )

Quando Eval avaliar o bloco de codificação nVar1 terá o conteúdo 10 e nVar2 terá o conteúdo 20. Como em uma função, os parâmetros deverão ser passados na seqüência em que foram declarados. Outro exemplo poderia ser:

bVar := { |nVar1,nVar2,cVar3,aVar4| U_Teste(nVar1,nVar2,cVar3,aVar4)}
Eval( bVar , 10 , , “C” , {} )

Neste caso, Eval, na avaliação do bloco de codificação, irá efetuar a chamada à função U_Teste() com passagem de parâmetros. Observe que o segundo parâmetro não foi passado, sendo assim, U_Teste() receberá, respectivamente: 10, NIL, “C” e {} que serão os conteúdos reais das variáveis nVar1, nVar2, cVar3 e aVar4.

Comentários

Postagens mais visitadas