Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria

_Créditos da imagem: Gerada com auxílio do ChatGPT/Gemini_ **Domine AdvPL/TLPP Estudando xBase: A Linguagem "Pátria"** Você quer ser um programador proficiente em **AdvPL/TLPP**? Está em busca de cursos online, suporte via Skype ou Facebook? Que tal uma abordagem que realmente faça você **dominar** essas linguagens entendendo suas bases? Eu domino o AdvPL/TLPP porque **não estudo diretamente essa linguagen**. O segredo? Eu estudo **xBase**, a "linguagem pátria" que deu origem ao AdvPL/TLPP. Ao compreender a xBase, você adquire uma base sólida para dominar suas variações e derivados. E qual é a melhor e maior fonte de conhecimento xBase hoje? Sem dúvidas, é o projeto **(x)Harbour**. Este compilador e repositório oferece uma vasta coleção de exemplos e ferramentas que não só aprimoram suas habilidades, mas também ampliam sua compreensão do funcionamento interno da linguagem. Algumas sugestões práticas para iniciar sua jornada: - **Explore os exemplos no projet

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XX”

Macros do compilador:

Podemos visualizar uma macro do compilador como uma função diretamente na codificação de origem do programa onde poderíamos parametrizar uma seqüência de comandos, exatamente como uma função. A diferença é que as macros do pré-processador são substituídas diretamente no arquivo de origem ( elas não são chamadas do mesmo modo que uma função ) . Por exemplo, poderíamos escrever uma macro de pesquisa de mínimo como:

#DEFINE MIN( a , b ) IIF( a < b , a , b )

Quando, subseqüentemente, chamar-mos a MIN com:

nMin := MIN( nY , nZ )

O pré-processador a substituirá por sua definição como em:

nMin := IIF( nY < nZ , nY , nZ )

Defina a macro usando parâmetros formais, exatamente como uma função. Quando o pré-processador a expandir, ele os substituirá pelos verdadeiros parâmetros (argumentos). Isto é basicamente o que acontece quando você chama uma rotina ou função. A diferença é que a substituição dos argumentos ocorre no tempo do pré-processador com as macros do compilador, não durante a execução.

Comentários

Postagens mais visitadas